APOSENTADORIA ESPECIAL

A aposentadoria especial é uma espécie de benefício previdenciário que foi criada com a intenção de compensar os profissionais que trabalham expostos a agentes nocivos e prejudiciais a sua saúde, compensando-os pelos desgastes e danos resultantes do tempo de trabalho.

Como agentes físicos prejudiciais a saúde, podemos citar como exemplo: ruído acima dos níveis permitidos, calor intenso, frio excessivo, ar comprimido, etc.

Esse tipo de agente tem a característica de ser quantitativo, ou seja, depende da quantidade de exposição sofrida no trabalho para se ter direito a Aposentadoria Especial.

Quem traz as quantidades desses agentes é a Norma Regulamentar 15 (NR 15), em seus anexos I, II, III e IV.

2) Agentes químicos

Como agentes químicos, podemos citar como exemplo aqueles trabalhos com exposição a: asênio, benzeno, iodo, cromo, entre outros.

Esse tipo de agente pode ser tanto quantitativo quanto qualitativo. Assim, pode depender da quantidade de exposição sofrida (quantitativo) ou apenas da presença do agente no ambiente de trabalho (qualitativo).

A lista de agentes químicos quantitativos está prevista na Norma Regulamentar 15 (NR 15), em seus anexos V, XI e XII.

Já com relação aos agentes químicos qualitativos, podemos dizer que a maioria deles são elementos cancerígenos, como aqueles trabalhos em contato com arsênio, chumbo, silicatos, hidrocarbonetos aromáticos, etc.

Dica: As Normas Regulamentares como a NR 15 acima citada, são normas pouco atualizadas, de forma que muitas delas se encontram defasadas. Assim, você pode utilizá-las como referência, no entanto, o ideal é sempre consultar um especialista, pois não raras vezes existem entendimentos na Justiça muito mais favoráveis aos trabalhadores desta classe, do que as previsões constantes em tais normas.

3) Agentes biológicos

Como agentes biológicos citamos como exemplo aquelas atividades em contato com vírus, bactérias, fungos, esgotos em galerias e tanques, lixo urbano (na coleta e na industrialização), doenças infecto contagiosas, etc.

Os agentes biológicos são agentes qualitativos, de forma que a simples presença deles no ambiente de trabalho já gera o direito a períodos especiais.

Níveis de insalubridade / periculosidade

Lembra que te contei lá no início que esse tipo de trabalhador possui uma recompensa? Pois bem, vou te contar agora como ela funciona.

A recompensa para esses trabalhadores é a necessidade de trabalhar por menos tempo para poder se aposentar.

× Como podemos ajudar?